top of page
Atendimento nutricional materno-infantil ocorre semanalmente em Campo Grande, RJ e também trabalhamos com aspectos alimentares como a seletividade através de terapia alimentar. Nossa estrutura de atendimento conta com: frigobar para conservação dos alimentos, microondas, forno elétrico, liquidificador, batedeira, espremedor de frutas, fogão de indução, bancadas amplas para preparo dos alimentos, pia inox em mármore apropriada para higienização, mini cozinha e geladeira em MDF para o trabalho lúdico e de aproximação dos alimentos e utensílios culinários diversos.
O que é seletividade alimentar?
A seletividade alimentar é atualmente classificada como Transtorno Alimentar Restritivo Evitativo (TARE). O indivíduo com seletividade alimentar costuma ter aversão a certos sabores, texturas ou cores, chegando a desenvolver fobia de determinados alimentos e até mesmo ânsia de vômito em alguns casos. Essa condição é muito comum em pacientes diagnosticados com transtorno do espectro autista especialmente pelas alterações sensoriais e rigidez/ inflexibilidade comumente encontradas como sintomas do quadro. Deste modo é comum que queiram comer sempre as mesmas coisas com o mesmo modo de preparo e textura e por vezes apresentam dificuldades até mesmo na forma e apresentação, por exemplo, recusam biscoito quebrado ou alimento com embalagem diferente ou recusam determinadas cores. O trabalho de intervenção é fundamental, pois como resultado, alimentam-se com uma dieta muito restrita, afetando principalmente a ingestão de micronutrientes, como vitaminas e minerais. A terapia ocupacional com visão da integração sensorial e a nutrição são fundamentais para intervenção destes casos.
Na FONOCOM + você conta com uma equipe completa para este trabalho com fonoaudiologia, terapia ocupacional, nutricionista e psicologia.
bottom of page