POPPI - Programa de Orientação
Parental na Primeira Infância
O Programa de Orientação parental na primeira infância visa auxiliar as famílias para os desafios da parentalidade!
O conceito parentalidade é uma derivação do termo original em inglês “parenting” e é utilizado para descrever todas as atividades realizadas pelos adultos de referência da criança, isto é, os seus cuidadores, aqueles que asseguram não só a sua sobrevivência, mas também o seu desenvolvimento pleno em todos os eixos de sua vida.
É papel da figura parental cuidar, amar, estimular, educar, impor limites, possibilitar a autonomia e preparar a criança para a vida social, acadêmica e profissional, porém sabemos que o exercício da parentalidade é cheio de desafios, dúvidas e surpresas e por isso propomos o Programa de Orientação parental na primeira infância de modo a oferecer aos pais, mães e demais envolvidos na criação das crianças, subsídios, estratégias e informação acerca do desenvolvimento infantil que favoreçam este desenvolvimento pleno no que tange aspectos físicos, afetivos, emocionais, sociais, motores, cognitivos e linguísticos.
Como surgiu o POPPI (Programa de Orientação parental na primeira infância)?
Percebemos que todas nós mães da equipe FonoCom estávamos sempre trocando experiências sobre nossas práticas parentais a partir dos conhecimentos específicos de cada uma de nós, auxiliando umas às outras a partir da vivência e conhecimento técnico- científico de nossas especialidades profissionais.
Não é nada fácil criar um filho e para nós ainda mais tendo em vista nossas próprias profissões, nos cobramos muito em relação ao desenvolvimento de nossos pequeninhos sejam as crianças atendidas por nós ou nossos próprios filhos e precisamos sempre estarmos atentas aos desafios da parentalidade!
Além disso, observamos um crescente aumento de famílias buscando diagnóstico e tratamento para seus filhos no âmbito clínico quando na verdade estavam com dificuldade e necessitando de orientação em relação a como proceder com a estimulação de seus pequeninos. Casos em que há atraso no desenvolvimento por falta de estímulos adequados. Essa realidade nos fez perceber como muitas vezes somos carentes de informações e subsídios para estabelecer uma conduta parental eficiente, sendo assim, nos reunimos para criar o POPPI com o objetivo de preparar as famílias para os desafios da parentalidade, proporcionando desenvolvimento pleno das crianças, especialmente na primeira infância (0-5 anos), fase em que pequenos ajustes podem ter consequências inimagináveis ao longo da vida delas.
Como o POPPI pode ajudar?
A dinâmica e ritmo atual de trabalho, a influência da tecnologia na rotina familiar e a falta de orientação e acolhimento adequados das famílias por profissionais especializados no campo de desenvolvimento infantil podem prejudicar as aquisições da criança, pois nos vemos encurralados em meio a tantos afazeres e decisões de como estimulá-las. O programa compreende essas influências, promovendo orientação que otimize o desenvolvimento e favoreça também a relação pais e filhos e familiar em geral de forma saudável preocupando-se com a saúde mental e física, assim como a comunicação familiar, afetividade e sociabilidade.
Entendemos que a família precisa ser acolhida e compreendida a partir de suas peculiaridades para que caminhe rumo ao empoderamento parental, sabendo o quanto é importante o aperfeiçoamento e reflexão de seu fazer com as crianças, ajustando, aprendendo e lapidando nossos saberes e comportamentos. Cada família receberá um plano de estimulação com as orientações e ajustes mais pertinentes para cada núcleo familiar.
Informações: (21) 3024-9818 e (21) 99739-5197 (whats app)