
.png)
Dicas para ajudar seu filho ou aluno
Disponibilizamos aqui algumas dicas para que você possa ajudar na comunicação de seu filho, porém informamos que cada caso é único e por isso, os profissionais FONOCOM trabalham de maneira personalizada. Após a avaliação da criança, juntamente com o relatório, serão passadas as orientações aos pais de como auxiliar na estimulação da criança em casa, favorecendo desta forma uma evolução mais rápida, através de orientações individuais, de acordo com as necessidades de seu filho.
Caso perceba que seu filho está muito atrasado em relação ao desenvolvimento de seus amiguinhos da mesma idade, procure atendimento especializado para uma avaliação e investigação dos motivos que estão levando a esse atraso.

Estimulação da linguagem em bebês
-
Descreva para ele as atividades cotidianas como tomar banho, comer, vestir-se, passear etc;
-
Interaja o máximo possível com seu filho e permita que ele tenha contato com outras crianças;
-
Evite longos períodos na frente da televisão. A TV é estática e não interage com o bebê de acordo com suas produções e reações;
-
Converse com seu bebê e demonstre empolgação a cada vocalização e tentativa de comunicação;
-
Incentive o brincar de sons do balbucio;
-
Nomeie as partes do corpo, tocando com carinho e afeto! É através do corpo que a criança explora e descobre o mundo à sua volta;
-
Brinque com ele de imitar sons conhecidos: au-au, miau, bééé, muuuu, toc-toc, triimm, vruum, etc;
-
Conte histórias usando fantoches ou dedoches;
-
Ouça músicas infantis e cante para ele.

Crianças com atraso ou trocas na fala
-
Brinque de completar a frase com uma palavra: “Vamos brincar com a ...”
-
Ensine-a a seguir instruções: “Pegue a bola.”, “Me dá a boneca.”
-
Leia para ela utilizando livros ilustrados adequados para a idade. Os melhores são aqueles que possuem ilustrações coloridas mais simples.
-
Fale com a criança na mesma altura dela. Abaixe-se ou traga-a para a altura de seus olhos de modo que ela possa ver sua boca articular claramente as palavras.
-
Mostre o mundo para a criança, diga a ela o nome correto dos brinquedos e objetos mostrando-os. Repita as palavras novas várias vezes e peça que ela também repita.
-
Faça uma pergunta ou instrução de cada vez e espere a resposta da criança antes de fazer uma nova pergunta ou instrução.
-
Não diga que ela falou errado, apenas repita corretamente a palavra para ela, dando o modelo adequado;
-
Evite o uso de diminutivos, pois além de infantilizar os maiores, torna muitas vezes a pronúncia das palavras mais difíceis.
-
Comemore suas conquistas.

Estimulação para a escrita
-
Permita que a criança tenha muitas experiências sensoriais com as mãos: desenhar, cortar, amassar papel, brincar na areia, massinha, giz de cera, canetas, jogos de encaixe... Toda essa brincadeira irá levar a um maior domínio motor para uma pega adequada no lápis e um bom desenvolvimento do grafismo;
-
Não tenha medo de mostrar letras e nomeá-las;
-
Incentive a descoberta dos rótulos de latas, pacotes de alimentos e letreiros de lojas;
-
Disponibilize livros infantis;
-
Leia perto da criança e para a criança. Mostre que a leitura pode ser muito divertida.

Crianças com dificuldades na leitura e na escrita
-
Incentive a leitura de livros adequados para o nível de leitura da criança;
-
Mostre e brinque com letras de diferentes maneiras: músicas de alfabeto, pintura, massinha, lixa, letrinhas de plástico, alfabeto móvel em madeira;
-
Cante cantigas com muitas rimas para que a criança perceba o padrão sonoro;
-
Faça muitos jogos orais com palavras e sílabas de modo que a criança desenvolva uma consciência do que é a letra, a sílaba, a palavra e a frase (adedanha, falar palavras que começam ou terminam com determinada sílaba, separar frases em palavras usando palmas...).
Fonoaudiólogas Roberta Angelo e Arnete de Almeida