
.png)
![]() | ![]() | ![]() |
|---|---|---|
![]() | ![]() |
Marcos do Desenvolvimento Infantil
3 a 6 meses:
Controla a cabeça e vira na direção dos sons.
6 a 9 meses:
Senta sem apoio, engatinha e fica de pé com ajuda. Começa a brincar de forma mais compartilhada, entende o “não”, fala combinações de sons e localiza sons para os lados e para baixo. Leva alimentos à boca.
9 a 12 meses:
Mostra objetos e presta atenção. Imitam gestos, sílabas e sons (como de animais). Começa a andar com apoio, dá e pega objetos.
12 a 18 meses:
Aprende a andar (geralmente até os 15 meses). Desenvolve um vocabulário de 20 a 40 palavras, entende ordens simples e familiares, puxa objetos com corda, sobe e desce com apoio, e consegue saltar com os dois pés.
2 anos:
Fala entre 50 e 200 palavras, forma frases curtas (até 3 palavras) e segue instruções simples. Empilha e encaixa blocos, abre portas, rabisca com giz ou lápis jumbo, sobe e senta em cadeiras sozinho e brinca de encher e esvaziar recipientes.
3 anos:
Forma frases mais complexas, corre, pula, sobe e desce escadas. Seus desenhos ganham mais formas (linhas verticais, horizontais e circulares). Alimenta-se com colher, escova os dentes sob supervisão e controla o xixi.
4 anos:
Cria histórias com detalhes, participa de conversas, reconhece cores e algumas letras. Usa garfo, corta com tesoura em linha reta, pedala e faz curvas, abotoa botões grandes e brinca de faz de conta.
5 anos:
Fala com clareza (todos os fonemas já aparecem). Conta histórias, usa tesoura, pincel e lápis com precisão, colore dentro dos limites, veste-se sozinho e começa a usar faca. Sabe dar cambalhotas e caminhar de costas.
6 anos:
Aprende a ler e escrever, diferencia esquerda e direita, compreende regras em jogos e realiza com autonomia o banho, a escovação dos dentes, a alimentação e a troca de roupas.




