![](https://static.wixstatic.com/media/11062b_6756c2d49df9486cacddd81718a06514f000.jpg/v1/fill/w_1920,h_1080,al_c,q_90,enc_avif,quality_auto/11062b_6756c2d49df9486cacddd81718a06514f000.jpg)
![FonoCom+ compacta - color png (2).png](https://static.wixstatic.com/media/a9580b_95ea47275b124629bd7d0a52d7f03ed9~mv2.png/v1/fill/w_185,h_89,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/FonoCom%2B%20compacta%20-%20color%20png%20(2).png)
![]() | ![]() | ![]() |
---|---|---|
![]() | ![]() |
Marcos do desenvolvimento infantil
3-6 meses: Controla a cabeça e consegue virar na direção do som.
6-9 meses: Senta sem apoio. Começam a brincar de maneira mais compartilhada, e menos sozinhas. Entende o não. Falam várias combinações de sons. Localiza os sons para os lados e para baixo. Consegue rolar sozinho. Engatinha. Fica de pé com apoio. Leva os alimentos à boca.
9-12 meses: mostram objetos e prestam atenção; Surgem imitações de gestos,sílabas e outros sons como dos animais, por exemplo. Começa a andar com apoio. Dá e pega objetos.
12-18 meses: Aprende a andar até os 15 meses. Desenvolve um vocabulário de 20 à 40 palavras. Entende ordens familiares e simples. Consegue saltar nos pés. Sobem e descem com apoio. Puxam objetos pela corda.
2anos: Apresenta um repertório de 50 à 200 palavras. Segue instruções simples. Forma frases com até 3 palavras. Encaixa e empilha blocos sem dificuldades. Gira maçanetas e abre portas. Rabisca com giz de cera ou lápis jumbo. Sabe subir na cadeira e sentar sozinho Enche e esvazia recipientes com areia ou líquidos.
3 anos: Forma frases mais complexas com verbos, substantivos e adjetivos. Consegue subir e descer escadas, correr, pular e girar. O desenho começa a ficar mais elaborado com movimentos verticais, horizontais e circulares. Alimenta-se sozinha com colher sem ajuda ou com ajuda mínima. Escova os dentes sozinha, sob supervisão de um adulto. Tem total controle na hora de fazer xixi.
4 anos: Elabora história com riqueza de detalhes. Começa a participar de conversas mais ativamente. Reconhece cores. Já utiliza garfo. Consegue cortar em linha reta com a tesoura e tem desenhos mais elaborados e com propósito. Reconhece algumas letras. Pedala e faz curvas. Abotoa e desabotoa botões grandes. Brinca de fazer de conta/ imaginação. Usa o banheiro sozinho para todas as necessidades.
5 anos: Fala corretamente, pois Apresenta todos os fonemas da língua. Conta histórias e relata fatos perfeitamente. Passa a usar tesoura, pincéis e lápis com maior facilidade. Colore dentro de linhas, respeitando a delimitação. Veste-se sozinho ou com pouquíssima ajuda. Começa a usar a faca. Sabe dar cambalhotas e caminhar de costas. Conhece as letras.
6 anos: Aprende a ler e a escrever. Sabe diferenciar esquerda e direita. Sabe brincar de jogos com regras. Toma banho, escova os dentes, come e se veste sozinho.
Caso observe algum atraso no desenvolvimento de seu filho ou aluno, encaminhe para uma avaliação.
(21) 3024-9818