Marcos do desenvolvimento infantil

3-6 meses: Controla a cabeça e consegue virar na direção do som.

6-9 meses: Senta sem apoio. Começam a brincar de maneira mais compartilhada, e menos sozinhas. Entende o não. Falam várias combinações de sons. Localiza os sons para os lados e para baixo. Consegue rolar sozinho. Engatinha. Fica de pé com apoio. Leva os alimentos à boca.

9-12 meses: mostram objetos e prestam atenção; Surgem imitações de gestos,sílabas e outros sons como dos animais, por exemplo. Começa a andar com apoio. Dá e pega objetos.

12-18 meses: Aprende a andar até os 15 meses. Desenvolve um vocabulário de 20 à 40 palavras. Entende ordens familiares e simples. Consegue saltar nos pés. Sobem e descem com apoio. Puxam objetos pela corda.

2anos: Apresenta um repertório de 50 à 200 palavras.  Segue instruções simples. Forma frases com até 3 palavras. Encaixa e empilha blocos sem dificuldades. Gira maçanetas e abre portas. Rabisca com giz de cera ou lápis jumbo. Sabe subir na cadeira e sentar sozinho Enche e esvazia recipientes com areia ou líquidos.

3 anos:  Forma frases mais complexas com verbos, substantivos e adjetivos. Consegue subir e descer escadas, correr, pular e girar.  O desenho começa a ficar mais elaborado com movimentos verticais, horizontais e circulares. Alimenta-se sozinha com colher sem ajuda ou com ajuda mínima. Escova os dentes sozinha, sob supervisão de um adulto. Tem total controle na hora de fazer xixi.

4 anos: Elabora história com riqueza de detalhes. Começa a participar de conversas mais ativamente. Reconhece cores. Já utiliza garfo. Consegue cortar em linha reta com a tesoura e tem desenhos mais elaborados e com propósito. Reconhece algumas letras. Pedala e faz curvas. Abotoa e desabotoa botões grandes. Brinca de fazer de conta/ imaginação. Usa o banheiro sozinho para todas as necessidades.

 

5 anos: Fala corretamente, pois Apresenta todos os fonemas da língua. Conta histórias e relata fatos perfeitamente. Passa a usar tesoura, pincéis e lápis com maior facilidade. Colore dentro de linhas, respeitando a delimitação. Veste-se sozinho ou com pouquíssima ajuda. Começa a usar a faca. Sabe dar cambalhotas e caminhar de costas. Conhece as letras.

 

6 anos: Aprende a ler e a escrever. Sabe diferenciar esquerda e direita. Sabe brincar de jogos com regras. Toma banho, escova os dentes, come e se veste sozinho.

Caso observe algum atraso no desenvolvimento de seu filho ou aluno, encaminhe para uma avaliação.

(21) 3024-9818

​Rua Aurélio de Figueiredo 330, salas 308 e 309, Campo Grande, RJ.

FONOAUDIOLOGIA - PSICOPEDAGOGIA - PSICOLOGIA 

TERAPIA OCUPACIONAL - PSICOMOTRICIDADE - MUSICOTERAPIA

NEUROPSICOLOGIA - ORIENTAÇÃO PARENTAL

(21) 996494013 (whats app)

(21) 3024-9818 

Priorize o contato via whats app.