DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA
ETAPAS DA AQUISIÇÃO DA LEITURA POR FRITH (1985, 1989)
LOGOGRÁFICA:
Reconhecimento de palavras pelo padrão visual. É a leitura das logomarcas. Uma criança pode ler seu próprio nome por leitura logográfica, pois memoriza o formato da mesma maneira que memoriza rótulos e letreiros.
ALFABÉTICA:
Nesta etapa, a criança desenvolve ao máximo o conhecimento fonológico e o código alfabético. Ela segmenta a palavra em partes menores para pronunciar parte por parte e então chegar a um significado. Nesta fase há decodificação dos sons que as letras ou sílabas representam, sequencialmente. Aqui a criança consegue ler palavras regulares.
ORTOGRÁFICA:
A criança reconhece a palavra de maneira global, instantaneamente e sem a necessidade de relacionar os sons das letras e sílabas para efetivar a leitura.
ETAPAS DA AQUISIÇÃO DA ESCRITA POR FERREIRO (1982)
PRÉ-SILÁBICA:
Desenhos e escritas sem controle de quantidade ou relação fonema-grafema, isto é, sem relação da letra com o som da fala. No final desta fase, aparecem as primeiras produções com presença de valor sonoro convencional.
SILÁBICA:
Aqui a criança pode variar de uma escrita com uso de sílabas, mas sem valor sonoro a uma escrita com correspondência sonora. A criança já consegue controlar a quantidade de letras usadas.
SILÁBICO-ALFABÉTICO:
É observada marcação de sílaba mesmo sendo representada por uma única letra. Há correspondência sonora, mas esta relação letra-som ainda poderá ser falha.
ALFABÉTICO:
Escrita adequada, mas podem ocorrer erros ortográficos sem grandes prejuízos no entendimento do que foi escrito.
Fonoaudióloga Roberta Angelo
CRFa1 - 13.631
REFERÊNCIAS:
A escrita ortográfica na escola e na clínica: teoria, avaliação e tratamento.
Autora: Sonia Moojen - Casa do psicólogo, 2011
Psicogênese da língua escrita.
Autoras: Emilia Ferreiro e Ana Teberosky - artmed, 1999
Diferente da linguagem oral que é adquirida espontaneamente quando o indivíduo é inserido no meio linguístico, a escrita é uma invenção que necessita uma aprendizagem sistemática para que ocorra sua aquisição e desenvolvimento pleno.