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NEUROCIÊNCIAS E APRENDIZAGEM: MEMÓRIA 

 

Os conceitos e saberes relacionados à neuroeducação são muito importantes, pois as neurociências fornecem aos profissionais bases consistentes sobre o funcionamento do cérebro e suas possíveis aplicações no processo de ensino-aprendizagem. Conhecer o cérebro e o seu funcionamento, pode permitir agregar à atuação clínica e pedagógica, conhecimentos sobre a maturação neurológica, funcionamento e o desenvolvimento de funções superiores, fornecendo melhores condições para oferecer estímulos coerentes e adequados a cada faixa etária e proposta pedagógica ou clínica.

 

O processo de aprendizagem envolve compreensão, memória, atribuição de significado e estabelecimento de relações entre o conteúdo a ser apreendido e os conteúdos a ele relacionados e já armazenados, isto é, é necessário conectar uma informação nova com uma informação velha para consolidar a memória e quanto mais conexões, mais forte será esse processo e consolidação da memória. Ao assimilarmos algo novo é porque houve modificação em algum nível sináptico ou estrutural.

 

O termo memória se refere ao processo mediante o qual adquirimos, formamos, conservamos e evocamos informação. De um ponto de vista funcional, existe um tipo de memória que é crucial no momento da aquisição e da evocação de qualquer outra memória, é a memória de trabalho ou operacional, esta memória mantém a informação viva enquanto precisa ser processada, mas o estabelecimento de conceitos e saberes dependem das memórias de curta e de longa duração também, pois essas memórias precisam persistir no tempo.

 

Podemos classificar os tipos de memórias conforme esquema abaixo:

 

Memória procedimental: contém informação que não somos conscientes de possuir e que foi adquirida de forma implícita e é subdividida em aprendizado motor e condicionamento.

Memória declarativa: contém informação adquirida de maneira explícita e que somos conscientes de possuir. Ela subdivide-se em:

 

Memória semântica: Informações de fatos e eventos que é independente do contexto em que foi adquirida.

 

Memória episódica: contém informação de fatos e eventos particulares de um contexto determinado.

 

Quando se trata de memória, a participação de estruturas encefálicas subcorticais é marcante, em especial as relacionadas com o sistema límbico, pois este sistema participa ativamente com os processos emocionais, em conjunto com o hipotálamo e a área pré-frontal. O hipocampo é a principal estrutura responsável pela organização e passagem da informação da memória operacional para as de longo prazo. Sendo assim, é importante conhecer esses conceitos, pois favorecem uma tomada de decisão em virtude dos meios de ensino. O professor poderá buscar sempre verificar conteúdos prévios para conectar com os novos e também definir estratégias que sejam prazerosas, acionando desta forma o sistema límbico do aluno.

 

“ Se o estudante não aprende o conteúdo é porque não encontrou nenhuma referência nos arquivos já formados para abrigar a nova informação e , com isso, a aprendizagem não ocorre. Não adianta insistir no mesmo tipo de explicação. Por isso, os conhecimentos do educando precisam ser investigados. O recordar aulas anteriores e o dispor de diversos recursos pedagógicos são importantes para formar “ganchos”, facilitando a aprendizagem do mesmo.”

(Marta Relvas, 2005)

 

Texto escrito por Roberta Angelo, Fonoaudióloga e psicopedagoga da equipe FONOCOM.

 

Referências bibliográficas:

 

LENT, R. Neurociência da mente e do comportamento, Guanabara koogan, 2008

MAIA, H. Neuroeducação a relação entre saúde e educação, wak editora, 2011.

RELVAS, M. P. Neurociência na prática pedagógica, wak editora, 2012

RELVAS, M. Fundamentos Biológicos da Educação, wak editora, 2005.

PANTANO, T. ZORZI, J.L. Neurociências aplicada à aprendizagem, editora pulso, 2009.

 

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