INTEGRAÇÃO SENSORIAL

 

 

 

A integração sensorial é um processo neurobiológico que promove o processamento, organização e interpretação das sensações, possibilitando uma resposta adequada ao ambiente. É a organização das sensações para o uso nas atividades do dia a dia. 


Quando o Sistema Nervoso Central apresenta imaturidade nesta habilidade de processar, organizar e interpretar as informações recebidas, as sensações não são integradas e/ou organizadas de maneira adequada no cérebro, o cérebro tem uma percepção deficitária do ambiente, e as respostas a este ambiente podem parecer inadequadas a situação, fato que pode levar a comprometimentos diversos no desenvolvimento, no processamento da informação, no comportamento e na aprendizagem tanto motora, quanto cognitiva, levando a um comprometimento do desempenho ocupacional do sujeito. 


Assim sendo, os objetivos gerais do terapeuta ocupacional na intervenção baseada na teoria da Integração Sensorial de Ayres são: prover experiências sensoriais, auxiliar a criança na inibição e/ou modulação da informação sensorial, organizar a criança no processamento de resposta mais adequadas aos estímulos sensoriais; e promover oportunidades para o desenvolvimento de respostas adaptativas cada vez mais complexas. Os procedimentos de Integração Sensorial são delineados para alcançar as fundações sensoriais e motoras que ajudam a criança a aprender novas habilidades mais facilmente, favorecendo a capacidade prática de realizar as atividades da vida diária como: alimentação, vestuário, higiene pessoal, brincar, atividades escolares, participação social entre outras.


A intervenção é desenvolvida no contexto do brincar, uma vez que o brincar é a principal ocupação da criança, de modo divertido e colaborativo, utilizando o interesse da criança, envolve uma seleção cuidadosa de experiências sensoriais, planejada individualmente para cada criança, com desafios na medida certa, encorajamento, empatia, motivação e que conduzam a organização da criança. 

 

 

Texto :Thaianny Dantas terapeuta ocupacional da nossa equipe

Fonte: ABIS Associação brasileira de Integração Sensorial