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Discalculia
Discalculia é uma perturbação do neurodesenvolvimento onde as competências aritméticas se encontram significativamente comprometidas, apesar de um adequado funcionamento intelectual.
Segundo o DSM-5, a Discalculia é considerada uma Perturbação da Aprendizagem Específica com Déficit na Matemática, caracterizada por uma significativa dificuldade do conceito do número, na memorização de fatos aritméticos, na fluência e precisão do cálculo, e na precisão do raciocínio matemático.
As crianças com Discalculia podem apresentar as seguintes alterações:
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Dificuldade na aprendizagem e na recordação de conceitos aritméticos, no cálculo matemático e utilizam estratégias concretas na resolução de problemas (como contar nos dedos, usar riscos no papel);
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Dificuldade na compreensão do conceito de numerosidade, (comparar magnitudes, reconhecer rapidamente o maior conjunto);
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Dificuldades com medidas de tempo, capacidade, quantidade, espaço e monetário;
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Dificuldades na compreensão e solução de problemas;
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Dificuldades nas operações matemáticas básicas;
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Dificuldades na memorização de conceitos, regras e fórmulas;
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Dificuldades na memorização e aplicação da tabuada;
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Leitura errada de números;
Os primeiros sinais já podem ser notados a partir da pré-escola, quando a criança apresenta dificuldades em compreender os termos como igual, diferente, maior, menor, entre outros, porém somente após a introdução de símbolos e conceitos mais específicos é que o problema se acentua e sim já pode ser diagnosticado.
Para melhorar o seu desempenho, o psicopedagogo pode sugerir à escola que o indivíduo utilize tabuada, calculadora, cadernos quadriculados e elaboração exercícios e provas com enunciados mais claros e diretos. Exercícios repetitivos e cumulativos ajudam na melhora do quadro.
Se você suspeita que um aluno ou familiar possa ter discalculia, encaminhe para uma avaliação.
Texto escrito pela psicopedagoga Simone Pinto.
