Discalculia

 

 

Discalculia é uma perturbação do neurodesenvolvimento onde as competências aritméticas se encontram significativamente comprometidas, apesar de um adequado funcionamento intelectual. 

Segundo o DSM-5, a Discalculia é considerada uma Perturbação da Aprendizagem Específica com Déficit na Matemática, caracterizada por uma significativa dificuldade do conceito do número, na memorização de fatos aritméticos, na fluência e precisão do cálculo, e na precisão do raciocínio matemático.
 

As crianças com Discalculia podem  apresentar as seguintes alterações:

 

  • Dificuldade na aprendizagem e na recordação de conceitos aritméticos, no cálculo matemático e utilizam estratégias concretas na resolução de problemas (como contar nos dedos, usar riscos no papel);

  • Dificuldade na compreensão do conceito de numerosidade, (comparar magnitudes, reconhecer rapidamente o maior conjunto);

  • Dificuldades com medidas de tempo, capacidade, quantidade, espaço e monetário;

  • Dificuldades na compreensão e solução de problemas;

  • Dificuldades nas operações matemáticas básicas;

  • Dificuldades na memorização de conceitos, regras e fórmulas;

  • Dificuldades na memorização e aplicação da tabuada;

  • Leitura errada de números;

 

Os primeiros sinais já podem ser notados a partir da pré-escola, quando a criança apresenta dificuldades em compreender os termos como igual, diferente, maior, menor, entre outros, porém somente após a introdução de símbolos e conceitos mais específicos é que o problema se acentua e sim já pode ser diagnosticado. 

Para melhorar o seu desempenho, o psicopedagogo pode sugerir à escola que o indivíduo utilize tabuada, calculadora, cadernos quadriculados e elaboração exercícios e provas com enunciados mais claros e diretos. Exercícios repetitivos e cumulativos ajudam na melhora do quadro.

 

Se você suspeita que um aluno ou familiar possa ter discalculia, encaminhe para uma avaliação.

 

Texto escrito pela psicopedagoga Simone Pinto.

​Rua Aurélio de Figueiredo 330, salas 308 e 309, Campo Grande, RJ.

FONOAUDIOLOGIA - PSICOPEDAGOGIA - PSICOLOGIA 

TERAPIA OCUPACIONAL - PSICOMOTRICIDADE - MUSICOTERAPIA

NEUROPSICOLOGIA - ORIENTAÇÃO PARENTAL

(21) 996494013 (whats app)

(21) 3024-9818 

Priorize o contato via whats app.