Nursery Play

Nursery Play

Reading Lesson

Reading Lesson

Newborn

Newborn

Physiotherapy

Physiotherapy

idoso.jpg

idoso.jpg

TRATAMENTO DAS AFASIAS 

 

A Afasia é um distúrbio de linguagem por conta de uma lesão neurológica. As causas dessa lesão neurológica variam, mas em geral são decorrentes de derrame (acidente vascular encefálico), traumatismo craniano, ou tumores, entre outras.

Por se tratar do cérebro, um órgão tão nobre, com tantas funções diferentes e especificidades variadas, as lesões também variam bastante quanto a sua apresentação (as manifestações). Os afásicos, portanto, podem apresentar manifestações linguísticas bem diversas e como cada indivíduo é único, cada paciente pode apresentar dificuldades específicas.

Os Afásicos podem apresentar dificuldade na produção da fala, sendo desde uma dificuldade de emitir sons até uma dificuldade de encontrar palavras mais adequadas (como se a palavra estivesse “na ponta da língua e não vem...”) ou trocando por outras palavras. Chamamos de anomia essa dificuldade de acessar as palavras, bem presente nos quadros afásicos.

A compreensão também pode estar afetada nos afásicos, se apresentando como uma dificuldade em entender o que é falado, sendo em  frases ou somente palavras.

Entre outras dificuldades também observadas nos afásicos, podemos ter dificuldades de repetição, de leitura e escrita, de cálculo, de deglutição, de atenção e memória, alterações de comportamento, etc.

É papel do fonoaudiólogo orientar e intervir desde o começo, tanto focando na deglutição para que o paciente melhor se restabeleça, quanto orientando na comunicação, minimizando sequelas, e estimulando as habilidades comprometidas.

O prognóstico, ou seja, a reabilitação do paciente, sofre influência de inúmeros fatores entre eles: a idade do paciente, a escolaridade, o tamanho e tipo da lesão cerebral, o início das terapias (quanto mais cedo o início da terapia melhor), a personalidade do paciente e engajamento (motivado e envolvido na reabilitação), o envolvimento da família e/ou cuidadores, a frequência e assiduidade das sessões, etc.

Além do acompanhamento da equipe médica e da fonoaudiologia, a fisioterapia pode ajudar muito os afásicos, já que comumente o comprometimento motor está presente. Além disso, a terapia ocupacional focada na autonomia em atividades diárias e a neuropsicologia, abordando as alterações cognitivas, também são indicadas.

Na fonocom você conta com equipe multidisciplinar preparada para atuar com os afásicos como eles realmente devem ser tratados, respeitando idade, escolaridade, sua história de vida, e seu comprometimento específico. Nossa equipe oferece acompanhamento terapêutico em grupo também, informe-se sobre o projeto COMUNICAMENTE que é voltado para este público.

 

Texto escrito pela fonoaudióloga Fernanda Senna, doutora em Linguística pela UFRJ, coordenadora do Projeto COMUNICAMENTE da equipe FONOCOM.

​Rua Aurélio de Figueiredo 330, salas 308 e 309, Campo Grande, RJ.

FONOAUDIOLOGIA - PSICOPEDAGOGIA - PSICOLOGIA - FISIOTERAPIA

TERAPIA OCUPACIONAL - PSICOMOTRICIDADE - MUSICOTERAPIA

NEUROPSICOLOGIA - ORIENTAÇÃO PARENTAL

(21) 996494013 (whats app)

(21) 3024-9818 

Priorize o contato via whats app.

idoso.jpg

Afasia, demências e outros transtornos neurológicos.